Água em primeiro lugar. Mineração só ser for sustentável.

Frei Gilvander Moreira – e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br

------------As mineradoras arrancam o coração, os pulmões, o estômago e todo o intestino das montanhas de Minas Gerais, e numa voracidade avassaladora vão sugando, como vampiro, os minérios que a Criação gestou ao longo de milhões de anos. Nossas montanhas ficam como um dente cariado, os mananciais completamente mortos, o povo com sede, os córregos e rios poluídos e os recursos das gerações futuras comprometidos.
------------Pelas ferrovias mineiras, escorregando nos trilhos, trens superlotados de minério é o que mais se vê. Trens que são um comboio sem fim. Um Sem-Terra, acampado na beira da ferrovia, disse: “Todos os dias, passam aqui vários trens como esse, levando nossas riquezas para sustentar o alto padrão de vida dos privilegiados do mundo.”Em nome do Deus que valoriza a dignidade humana e toda vida dos ecossistemas, devemos dar-nos as mãos para transfigurar essa realidade. Enquanto os países ricos tiverem o minério de ferro e o petróleo dos países subdesenvolvidos para construírem suas estradas eternas, toda a infra-estrutura de desenvolvimento econômico, a troco da depredação ambiental e da exploração da população dos países empobrecidos, meros fornecedores de matéria prima, estaremos impossibilitados de integração soberana no mercado internacional. Estaremos sempre correndo atrás do prejuízo, dos pneus furados, dos carros quebrados, da perda precoce de tantas vidas nas estradas, do ecossistema destruído de forma irreversível para garantir as divisas na exportação.
------------Itabira está crucificada pela Companhia Vale do Rio Doce – CVRD -, está fora da lista dos 30 maiores PIBs por habitante do estado. Sofre os problemas ambientais provocados pela mineração, como a insegurança no abastecimento de água e a severa poluição atmosférica, e um mal de difícil explicação: uma taxa de tentativa de suicídio seis vezes superior à média de Minas Gerais.
------------Em 26/05/2006, sob lobby das mineradoras, os deputados da ALMG aprovaram a Lei 16.133/06. O governador Aécio Neves sancionou esta lei que alterou os limites da área tombada da Serra da Piedade de modo a permitir às mineradoras conseguirem licenciamento ambiental para minerar também a Serra da Piedade. Graças a muita luta, em janeiro deste ano a justiça deferiu liminar na ação civil pública gerada pelo Ministério Público e “suspendeu” a Lei 16.133/06 que alterou de forma “fraudulenta” a área de proteção da Serra da Piedade. Mas liminar pode cair a qualquer hora. O povo deve exigir a anulação ou revogação da lei que permite minerar a Serra da Piedade.
------------Em 2005, Belo Horizonte começou a viver capítulo angustiante de sua história. A MBR – Minerações Brasileiras Reunidas S/A - há dois anos está explorando minério de ferro de alto teor na Mina Capão Xavier, em Nova Lima, na região de quatro mananciais de abastecimento público – Fechos, Mutuca, Catarina e Barreiro. Estes mananciais são responsáveis pelo abastecimento de 9% da população de Belo Horizonte (7% da região metropolitana – cerca de 320.000 pessoas). O projeto da Mina Capão Xavier visa explorar 173 milhões de toneladas de minério de ferro – 6,5 bilhões de reais - , em 22 anos. Só no primeiro ano já foram explotados cerca de 5 milhões de toneladas.
------------Segundo os documentos apresentados à FEAM e ao COPAM, se continuar a mineração de Capão Xavier, as águas do córrego de Fechos terão sua vazão natural reduzida substancialmente, em 40%. Também os córregos de Catarina e Barreiro sofrerão redução significativa, em torno de 20%, além de impactos irreversíveis em sua zona de proteção. A lei 10.793/92 proíbe mineração em bacias de mananciais de abastecimento público que comprometam em padrões mínimos a qualidade das águas. Assim sendo, o projeto da Mina de Capão Xavier fere flagrantemente a Lei Estadual n. 10.793/92, pois coloca em risco a qualidade das águas, não apenas em níveis mínimos, mas em níveis elevados.
------------Uma vertente da Serra da Piedade vinha sendo dilacerada pela mineradora BRUMAFER Ltda responsável pela grande cratera perto do Santuário da Serra da Piedade. Carlos Drumond, o poeta itabirano, exortou-nos: “Olhe para as nossas montanhas e sinta vergonha. Itabira é apenas um quadro na parede; e como dói.” Daqui a pouco, se não for interrompido o modelo de desenvolvimento capitalista, profundamente depredador da natureza e causador de uma grande “sojeira” social e ambiental, teremos que dizer com dor no coração: “As águas de Minas são apenas um quadro na parede.” Se colocamos a natureza de joelho aos nossos pés, em breve, ficaremos de joelhos ao lado de toda criação humilhada e estaremos caminhando para o cemitério. O aquecimento global é sinal dos tempos e dos lugares.
------------A 11ª Romaria das Águas e da Terra, de Minas Gerais, denuncia as mineradoras e os governos que avançam sobre a mãe terra e a irmã água com uma volúpia sem tamanho, em um projeto capitalista concentrador de riqueza e poder e socializador de miséria e depredação ambiental.
------------Em nome do Deus da vida, da beleza e do encanto das águas e da terra e em nome das futuras gerações contamos com todos/as para que, unidos e organizados, lutemos pela construção de uma sociedade sustentável. Mãos à obra! Para mais detalhes, cf. www.capaoxaviervivo.org

Cf. abaixo, cratera da Mina da Mineradora BRUMAFER perto do Santuário da Serra da Piedade, na grande Belo Horizonte.

Movimento Capão Xavier VIVO
Rua Grão Mogol 502 - Sala 221 - Carmo
CEP: 30310-010 fone: (31) 3221-3055 - BH - MG

www.capaoxaviervivo.org

Contatos com Ana Maria Turolla: tel: 031 3282 4321 ou 031 9613 3882
Ou email:
anaturolla@yahoo.com.br